Sport Utility Vehicle de maiores dimensões na oferta da marca do relâmpago, o Opel Grandland prepara já aquele que será o seu sucessor. O qual, concebido para ser exclusivamente elétrico, deverá chegar já em 2024.
A revelação foi feita pela Stellantis, grupo automóvel franco-ítalo-americano proprietário, entre outras marcas automóveis, da Opel, na sequência do anúncio de um investimento de mais de 130 milhões de euros na fábrica de Eisenach, na Alemanha. Linha de montagem de onde, aliás, já sai a atual geração do Grandland.
Quanto àquela que será a próxima geração deste modelo, o grupo revelou, ainda, que terá por base a nova plataforma STLA Medium, a qual consegue acomodar carroçarias cujos comprimentos podem variar entre os 4,2 e 5,0 metros.
Ao mesmo tempo e tratando-se, como é o caso, de um 100% elétrico, esta arquitectura pode acomodar packs de baterias cuja capacidade pode variar entre os 87 e os 104 kWh. O que também significará autonomias até 700 quilómetros.
De resto e embora a Stellantis nada tenha acrescentado quanto às restantes características técnicas deste novo Grandland 100% elétrico, informações anteriores revelam que os modelos baseados nesta plataforma poderão vir a disponibilizar potências entre os 170 e os 449 cv. Valores que, recorde-se, suplantam os atualmente anunciados pelas versões a gasolina, gasóleo e híbrida plug-in do Grandland, os quais variam entre os 130 e 300 cv.
Finalmente e no que diz respeito ao arranque da produção, a Stellantis precisou que deverá arrancar durante a segunda metade de 2024.
Desde 2007 no mercado a oferta da JoSport foi determinada por uma pesquisa e estratégia de mercado, onde percebemos que havia alguma escassez na área de usados.